Glossário

Aqui reunimos alguns termos que fazem parte das perguntas frequentes que encontramos quando facilitamos workshops com diferentes grupos. Esperamos que as breves explicações que damos para cada um sirvam como ponto de partida na busca por mais recursos para facilitar o aprendizado desses termos-chave para as tarefas digitais:

Cookie
É um pequeno arquivo enviado de um site para nossos computadores ou dispositivos de navegação, a fim de armazenar e recuperar informações sobre os hábitos de navegação de um/a usuário/a.

Hardware
São as partes físicas e tangíveis de um dispositivo: o teclado, a tela, o microfone, etc.

HTTP “('Hypertext Transfer Protocol' ou 'Protocolo de Transferência de Hipertexto')
É o protocolo de comunicação que permite transferências de informações na World Wide Web.

HTTPS (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro)
É uma versão segura do HTTP, que criptografa informações confidenciais, tornando-as ilegíveis para quem intercepta a transferência de dados da conexão. Pode ser reconhecido no início do URL, pois diz https://

Malware
Tipo de software que visa se infiltrar ou danificar um computador ou sistema de informação. O spyware é um tipo de malware.

Navegador
Programa de computador que possibilita a leitura de informações, o acesso aos sites e aos recursos que disponíveis na Web.

Router (Roteador)
É um hardware que permite conectar diferentes dispositivos a uma rede, como a internet. O Onion Router é uma técnica de comunicação anônima em uma rede de computadores. As informações são criptografadas e transmitidas através de vários nós de rede, tornando muito difícil conhecer a origem da comunicação.

Sistema Operacional
Software principal usado por um dispositivo para gerenciar recursos de hardware e software. Windows, macOS, Android, iOS são sistemas operacionais.

Software
É o conjunto dos programas de computação, procedimentos, regras, documentação e dados associados que fazem parte das operações de um sistema de computação. Programas, aplicativos e sistemas operacionais são exemplos de software.

URL (Uniform Resource Locator)
Também é conhecido como 'endereço de uma página na internet', é a sequência de caracteres com a qual um endereço exclusivo é atribuído a cada um dos recursos de informação disponíveis na rede, permitindo que o navegador o encontre e o exiba adequadamente. Por exemplo, https://derechosdigitales.org

Endereço IP (de Internet Protocol)
É um número que identifica um dispositivo em uma rede, por exemplo, na internet. Isso permite que os vários pacotes de informações trocados ao se conectar à internet cheguem de x ao lugar certo. Porém, dado que o objetivo do IP é precisamente identificar um dispositivo, ele pode ser usado para tentar determinar a identidade e localização da pessoa que o está usando. Da mesma forma, pode ser usado para bloquear o acesso a conteúdos a partir de locais específicos. O uso de uma VPN pode servir para lidar com estas situações.